Funchal

Funchal
A Mudança no Funchal

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Mudança: O Compromisso com Confiança na Cidadania (1)

Mudança: Cultura
Na política temos a crença que o excepcional é uma raridade, podem haver momentos extraordinários, mas o quotidiano é preenchido pelo ordinário, e não pelo o talento. E não é só o talento político que está aqui em causa. Um dos talentos de um político é sublinhar e promover a criatividade e o mérito dos cidadãos, ou seja, dos outros. Isto é, por vezes, ofuscado, e fica em segundo plano.

Uma Câmara virada para as pessoas é uma Câmara que dá ânimo aquilo que há melhor nestas. Não duvido que o Funchal tem pessoas de enorme talento, nos mais abrangentes domínios: arquitectura, ambiente, teatro, literatura, design, voluntariado, animação, cinema, pintura, dança, música, etc; uma lista interminável de pessoas que podem dar um renovado toque criativo a esta cidade do Atlântico, o Funchal.

Paulo Cafôfo já o disse, e não irei cansar-me de repetir: é preciso sublinhar o talento dos madeirenses. Até porque a Autonomia não é só uma entidade administrativa. É muito mais do que isto. A Autonomia deve vibrar na cultura, deve estar presente no nosso quotidiano.

A cidade do Funchal é um elemento central nesta mudança, já que pode agregar variadas dinâmicas, de âmbito urbano e cultural, que depois podem fazer eco muito além das fronteiras oceânicas da região.

Este projecto terá detalhes e maior precisão. Será facultado ao público para discussão. Todas as ideias serão bem-vindas, para que seja possível criar um modelo consistente neste domínio.




Sem comentários:

Enviar um comentário