Funchal

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A Mudança no Funchal

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O ADN do Funchal Deve Ser Competitivo


Poderíamos dizer que é uma notícia, mas não é. Não é nenhuma novidade, já não é nenhum segredo, é algo que podemos sentir no nosso dia-a-dia. São muitos, aqueles que conheço, amigos, colegas, familiares, ou conhecidos, que ocupam os seus dias na busca permanente de uma oportunidade de trabalho.

Posso lançar o número publicado no Diário de Notícias da Madeira: 20%! Um quinto da população sem uma fonte de rendimento estável, cidadãos inibidos através da ausência de perspectivas de futuro. Pessoas sujeitas à precariedade, pois encontram-se numa posição de carência financeira, com contas ou dívidas para pagar, ou com despesas inevitáveis, como Filhos ou Idosos ao seu cuidado, Problemas de Saúde, ou o pagamento do Crédito Habitação.

Este ponto é essencial: muitas pessoas não podem cortar em certas despesas. Uma criança não pode ficar sem alimentos, um doente precisa de cuidados, uma habitação é um sonho de uma vida.

É a partir desta evidência, que Paulo Cafôfo, quer trazer políticas de proximidade e empenhamento social, quer proporcionar, em suma, uma nova política centrada nos cidadãos. O colapso económico está a trazer miséria. Os políticos não podem encarar estes dilemas como um incómodo, é preciso mudar, caso contrário, a situação agrava-se.

Muitos podem argumentar que uma Câmara Municipal não está directamente ligada ao problema do desemprego. O candidato da "Mudança", Paulo Cafôfo, discorda desta tentativa de fugir às responsabilidades.

A Coligação "Mudança" é um projecto político consistente. É possível agir, com compromisso e confiança. Vejamos os pontos-chave desta acção:

Rentabilizar: a cidade do Funchal pode estar orientada para a criação de valor e riqueza, dado que, possuí activos sub-aproveitados e atractivos com potencial económico considerável.

Revitalizar: o Funchal é uma cidade europeia, em pleno Atlântico. Uma cidade que pode atrair empresas, empreendedores, ideias. A cidade do Funchal pode ser um pólo económico, pode servir de plataforma para as empresas entrarem nos mercados latinos, como a Venezuela ou o Brasil; ou então de África, como são os casos de Angola e África do Sul.

Requalificar: é preciso garantir que, a nível de competências, a cidade possa oferecer quadros qualificados que sustentem o crescimento económico. Aqui, há que ter em conta, todo o tipo de necessidades das empresas, a nível de recursos humanos. Apostar na formação e no acompanhamento ao investimento estrangeiro na região, são pontos fundamentais.

ADN Turístico: o ADN económico da cidade do Funchal deve obrigatoriamente contemplar o turismo, logo, Paulo Cafôfo, propõem a criação de um centro de decisão municipal neste domínio.

Finalmente, sem querer minimizar a importância da economia, e tendo presente que é preciso apostar nesta permanentemente, há que salvaguardar os direitos sociais dos funchalenses.

A viragem económica pode ser lenta, assim, precisamos de ter uma forte atenção nos problemas sociais, antes, e mesmo depois, do ponto de inflexão na produção de riqueza local.

Todos estes pontos, estão presentes nas comunicações públicas de Paulo Cafôfo. Seja no seu discurso inaugural, seja na entrevista ao Tribuna que consta na página oficial da Campanha "Mudança".




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