Funchal

Funchal
A Mudança no Funchal

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ideias Autárquicas #1: Dinamizar O Conhecimento


Para além de tudo o que poderá ser dito naquele que é o perímetro de acção de uma Câmara Municipal, quero frisar o papel dinamizador dos municípios como dínamos do conhecimento. Já vi abordado o conceito das "Cidades Educadoras", já vi centenas de referências às "Industrias Criativas", reconheço que possam existir pessoas muito melhor preparadas para abordar estes temas, todavia, julgo haver fôlego ainda para lançar algumas propostas no âmbito do conhecimento. 

Conceitos e Primeiros Passos

A Câmara Municipal do Funchal tem já um conjunto alargado de iniciativas culturais, porém, creio ainda haver espaço para desenvolver mecanismos de criação cultural e artística, e, porque não, científica e de cidadania. Logo poderiam ser criadas publicações regulares e organizadas de forma sistemáticas nos seguintes contextos:

  1. Literatura e Fotografia: Sou claramente a favor de uma publicação nestes domínios porque acredito não haver meios para desenvolver um projecto extensivo e com lastro nos privados. Uma revista deste tipo poderia dar espaço a contos de autores regionais, ou facultar oxigénio para a poesia, a crónica ou crítica literária. No campo mais visual, uma publicação destas tornava possível alimentar artes como a Banda Desenhada, o desenho ou a fotografia. A publicação teria de ter critérios editoriais transparentes, regras claras e concisas de publicação, dar ao maior número de pessoas possível oportunidades de publicação, sem esquecer um detalhe: remunerar os autores. Este último aspecto, afigura-se muito relevante, porque é um meio de valorizar e respeitar quem faz cultura. 
  2. Multimédia: O munícipio poderia contribuir para o universo multimédia patrocinando o equipamento de áudio e vídeo aos autores que tivessem a intenção de produzir produtos multimédia. O equipamento já existe no mercado, os agentes criativos poderiam aceder ao equipamento mediante um protocolo e os agentes que detentores destes activos. Para além disto, existe a possibilidade pouco dispendiosa de depois publicar o resultado destes trabalhos online, ou providenciar espaços para estes serem exibidos. 
  3. Cidadania Activa: Temos na região todo um rol de pessoas competentes nos mais diversos domínios científicos. Porque não usar a matemática, as ciências ou a física para resolver os problemas da cidade? Porque não implementar concursos para fomentar ideias no urbanismo, na organização territorial, no saneamento básico, na arquitectura? Quem sabe se não temos ideias com imenso potencial, onde faltam apenas criar condições para estas germinarem?
  4. Ciências, Matemática, Novas Tecnologias: Uma cultura ciêntifica é muito importante para a harmonia e progresso social. Julgo que criar clubes de aprendizagem em sectores como a robótica, a física ou a electrónica não é uma ideia descabida. Noutros pontos do planeta, promove-se a robótica ou a Inteligência Artificial com competições ou concursos. O Funchal teria potencial neste domínio das Novas Tecnologias, mas primeiro são precisas competências, aptidões, conhecimentos. 



Sem comentários:

Enviar um comentário