Funchal

Funchal
A Mudança no Funchal

domingo, 22 de setembro de 2013

Um Funchal Àgil

O prometido é devido, e ficou a promessa de analisar o programa autárquico da Mudança. Vou começar por sublinhar o que está no documento. 

Capacidade de Resposta

"Ser sensível e responder em tempo útil às necessidades e aspirações da comunidade."

A aqui está a razão da escolha do título, precisamos de uma urbe àgil capaz de responder aos recorrentes desafios, pronta para dar resposta, activa na prevenção e liderada com moderação democrática. 

As propostas fulcrais emanam este princípio. Temos a "Loja do Cidadão" e os "Orçamentos Participativos", ambas as propostas representam a possibilidade das políticas autárquicas não permanecerem herméticas, fechadas sobre si mesmas. A abertura para o contacto com os munícipes tem sequência na plataforma "Na Minha Rua", um mecanismo para solicitar e registar de forma ordenada, a necessidade de intervenção da autarquia nas localidades. A montante na gestão da câmara temos o "Sistema Integrado de Gestão de Recursos", um registo e método de aproveitar com eficiência os recursos disponíveis, o que terá consequências a jusante porque será possível mensurar e avaliar estas opções. Finalmente, temos uma atitude que é antítese do laxismo e um convite para a economia sair das estagnação: a Mudança compromete-se no pagamento atempado dos seus fornecedores. 

Estes são os pontos estratégicos que optei por dar relevância. Estes denotam a capacidade da Mudança pôr a cidadania em movimento. Se quer ver o movimento, só é preciso o impulso do seu voto.

Sem comentários:

Enviar um comentário