Funchal

Funchal
A Mudança no Funchal

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Arte Citadina: Um Exemplo

Não devemos ser parcimoniosos na promoção da arte como fenómeno colectivo, como algo que faz parte do nosso quotidiano, e que pode proporcionar uma significativa transformação, no modo como encaramos a cidadania.


Tim Goodman

Neste artigo, deparei-me com o artista Tim Goodman, que leva a sua arte não só a espaços públicos, como, igualmente, a espaços interiores, como as paredes de um quarto de hotel. É preciso sublinhar, que no caso do Ace Hotel, em Nova Iorque, os quartos onde Tim Goodman esteve presente, têm uma grande procura, logo, é indubitável que a arte pode servir de catalisador para o dinamismo turístico de uma urbe.

Tim Goodman - Time


Não é só fundamental existir uma estratégia, o que não faltam são grandes ideias associadas a estes conceitos. É preciso mais do que isto, ir mais longe. Defendo a figura dos "artistas residentes", artistas ligados à cidade de forma permanente. Creio que o processo criativo precisa de ser incentivado, seja no lado dos estímulos, seja através do desafio. Deveria haver maior abertura para aqueles que querem imprimir o seu talento no Funchal, não esquecendo o facto que são precisas condições para que tal seja possível. Acrescento que esta abertura, não pode cingir-se a momentos pontuais, mais do que boas intenções, é uma questão de atitude consistente.

Obviamente, que estas observações partem de uma posição pessoal, no entanto, estou confiante que na "Mudança", já está integrada este compromisso.


Sem comentários:

Enviar um comentário