Funchal

Funchal
A Mudança no Funchal

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Na Senda da Mudança: Hélder Spínola


Hélder Spínola


Hélder Spínola associa a “sustentabilidade” ao espaço urbano, o Funchal é uma cidade de confluência, onde pressões casuísticas e megalómanas absorveram o lugar que era dedicado aos cidadãos. Para fazer recuar este ambiente saturado, é imprescindível, no contexto político, uma revigorante evolução no sentido da pluralidade. Hélder Spínola não nega que há obra meritória, mas adverte para a necessidade de ir ao encontro de uma nova perspectiva e olhar sobre a cidade, não sendo ambivalente no facto de que, para materializar qualquer mudança, não podemos deixar perpetuar o monopólio partidário que tem tomado todas as decisões da Câmara Municipal do Funchal e Região Autónoma.
As pessoas não têm predisposição para acreditar num novo rumo, o desânimo parece que se instalou e sedimentou, a política está congestionada pela altivez e arrogância de termos sempre os mesmos a decidirem. A solução para este nó górdio só pode permanecer na força e convicção de novas atitudes e práticas, assentes no compromisso e confiança na cidadania. Está nas nossas mãos vencer o cepticismo. Se dermos voz aos nossos próprios anseios, se participarmos na mudança, Helder Spínola não têm dúvidas: o Funchal voltará ser a cidade das nossas vidas.
 
Primeira Questão:

Todos sabemos a definição do dicionário para «Mudança». No entanto, uma palavra pode ser vivida das mais variadas formas. Assim, pode dizer qual é o significado de «Mudança», no seu universo pessoal? E, a partir deste significado, pode explicar como este motiva a sua acção num projecto para a cidade do Funchal?
HS: Para mim a palavra mudança está fortemente associada com o conceito de evolução, ou seja, mudança para melhor. Além disso, no contexto político regional, essa mudança está subjacente a uma alteração do partido político que governa a Câmara Municipal do Funchal e a própria Região. Neste contexto de mudança, um projecto para a cidade do Funchal deve manter e melhorar aquilo que de bom foi feito e criar um novo olhar sobre a cidade. Um projecto de mudança para a cidade do Funchal tem necessariamente de encontrar e defender uma outra perspectiva da cidade e trabalhar com base num novo paradigma que esteja fortemente baseado na sustentabilidade (Ambiental, Económica e Social).

Segunda Questão:

Falamos de "Mudança", vamos agora para a Confiança, Cidadania e Compromisso. Como estes três "cês" afectam a sua vida activa, nos mais diversos âmbitos: pessoal, profissional, social ou político?
HS: São 3C’s essenciais como pilares de qualquer projecto, seja ao nível pessoal, profissional, social ou político. Sem estes alicerces, ainda mais agora que os cidadãos apresentam fraca predisposição para acreditar, é muito difícil construir seja que projecto for. No entanto, por essa mesma dificuldade para acreditar, estes 3C’s, como simples palavras, no contexto actual, dificilmente galvanizam o ânimo e o sentimento que seria suposto mobilizarem. A Confiança, Cidadania e Compromisso, para resultarem em algo real que se entranhe na vida activa, têm de deixar de ser meras palavras para se ser aquilo que efectivamente são: atitudes, valores, práticas e sentimentos. 

Terceira Questão:

Fale-nos um pouco da perspectiva sobre cidade do Funchal?
HS: Vejo o Funchal como uma cidade de confluência, onde a diversidade humana é imensa e onde podemos aspirar a encontrar qualidade de vida. O Funchal cresceu e definiu a sua estrutura ao longo de séculos o que lhe conferiu características próprias que têm conseguido sobreviver às intervenções instantâneas das últimas décadas. No entanto, actualmente está a atingir o ponto de saturação e já se torna muito difícil continuar a absorver as intervenções casuísticas e megalómanas, como é o caso das obras na baía do Funchal. Vejo o Funchal como necessitando urgentemente de ser libertado da pressão que tem sido excessivamente exercida sobre o seu território. O Funchal está cada vez mais congestionado e precisa de recuperar espaço para os seus cidadãos.  

Parque Santa Catarina